terça-feira, 22 de março de 2011

Guinness e ameninades

Guinness - Murphy's - Wexford

Outro dia no supermercado vi dois amigos conversando com um lata de Guinness de na mão. Um falou para o outro: “dizem que se balançar ela gela na sua mão”

O cara vai e balança a lata freneticamente e diz: “[mineires mod ON] uai [mineires mod OFF] não aconteceu nada não!

Logico que não! Pequenos Gafanhotos!

São dessas coisas que eu quero falar. Coisas que eu mesmo confesso era alimentado por muitas lendas como essas e outras do nível: “essa bolinha serve para misturar a cerveja LOL!

Mas finalmente, depois de muito ouvir balela eu encontrei as respostas!

Primeiro: Vamos à apresentação: A bolinha chama-se: ”widget”
Outra revelação assustadora: Não é peculiaridade somente da Guinness.

É usada também nas "primas" no estilo. (ex: Guinness - Murphy's - Wexford....etc)

Agora vamos direto ao assunto: Para que serve então?

É lógico que quando você bebe uma cerveja, a última coisa do mundo que você estará pensando serão fórmulas matemáticas, teoremas e tal. Até porque uma lata de cerveja quando aberta produz um assustador "fssssss" que distrai qualquer cidadão, sendo ele bebedor de cerveja ou não. Não dá para ficar pensando em outra coisa, senão na desgustação literal do produto.

Pois bem.

Aquela espuma densa e cremosa, oriunda das melhores Stout’s, é devido à diferença de pressão no seu interior ocasionada na abertura. Essa diferença faz com que uma pequena quantidade de cerveja e nitrogênio seja expulso do interior da esfera (widgets).
A mistura do nitrogênio dissolvido juntamente com o dióxido de carbono torna a cerveja menos ácida e dá uma espuma mais cremosa e com bolhas relativamente menores que as cervejas que possuem apenas CO2 dissolvido.

Sacou meu camarada? 

E tem mais....William Lee, físico do Mathematics Applications Consortium for Science and Industry da Universidade de Limerick, na Irlanda, tem feito estudos e concluído que seria mais ambientalmente amigável, a adição de fibra de celulose no interior das latas do que a injeção de nitrogênio como é feito atualmente
Utilizando o seu modelo, os pesquisadores calcularam que incluir um pedaço de material fibroso de 2,9 cm² dentro da lata geraria bolhas suficientes para causar o mesmo efeito da esfera pressurizada desde que a cerveja seja servida lentamente.
Será que podemos dizer que a nova “eco-cerveja” virá com o tira-gosto dentro?


Em tempo: Ao despejar a sua Stout no copo ou logo após a saída do bico da chopeira o tempo para formação da espuma é mais ou menos uns 30 segs, podendo variar de acordo com a temperatura do ambiente. Por isso, em alguns pubs, nota-se fileiras de copos cheios antes de ir para mesa.


Em tempo 2: Esse tempo para a formação da "cabeça da espuma" não se chama "decantação" como um amigo sugeriu uma vez, e nem é necessário fazer na mesa.


Inté

7 comentários:

  1. Essa informação da fila do chopp foi dada pelo Daniel e inicialmente 'trucada' pelo autor deste blog.

    Boa, boa, tai a conclusão e ele tinha razão.

    Mas de qualquer forma sacudir a bolinha é legal.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia fico mais culta com seus posts! beijos Zí

    ResponderExcluir
  3. Anônimo...O Daniel foi o inspirador desse post ! Valeu. Continua "trucada" o papo da decantação e a necessidade de descansar o chopp na mesa

    ResponderExcluir
  4. Valeu... meus amigos queriam comprar porque juravam que gelava sozinha mesmo eu lendo o rotulo e falando que nao tinha nada a ver com gelar mas sim com a maneira que a cerveja saia da lata,,,, seu post esclareceu tudo..

    ResponderExcluir
  5. Pior cerveja que já tomei na vida...e a tal 'bolinha'...serve pra nada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é gosto. Mas como vc leu no post a bolinha tem sua função na cerveja

      Excluir
  6. Olá amigo. Post legal! Por acaso vc saberia o que é esse material fibroso de 2,9 cm² ?

    Abraços!

    ResponderExcluir