sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CARL VON LINDE - O CARA DA CERVEJA GELADA

TODOS OS DIAS AO ABRIR SUA 
CERVEJA LEMBRE DE:

Carl Paul Gottfried Von Linde
Carl Von Linde que, inventou em 1871 um sistema que trabalhava com éter metílico enquanto trabalhava em Augsburg. A técnica de Linde era baseada nas investigações de James Prescott Joule e William Thomson e na introdução da técnica de contra-corrência: o ar é sugado para uma máquina que o irá comprimir, pré-arrefecer, e descomprimir; neste ponto arrefecerá bastante. No método da contra-corrência, o ar que foi arrefecido é utilizado para arrefecer mais ar comprimido que, por sua vez, irá arrefecer o próximo volume de ar, e assim sucessivamente. A repetição contínua deste processo irá fazer descer a temperatura suficientemente até o ar se liquefazer. Simples assim.
Sei que você esta pensando "WTF" ou então soltou um belo: 'não entendi merLa nenhuma", mas sossegue pequeno gafanhoto, foram os trabalhos de Linde que permitiram aos cientistas de hoje o estudo da criogenia, qual Michael Jackson era um grande fã desse assunto, e da separação dos elementos do ar liquefeito através da destilação fraccional.
Impressionante não? 

O Carl permitiu que a cerveja fosse fabricada durante qualquer estação do ano. Naquela época a cerveja era fabricada somente no inverno, e os mestres cervejeiros matreiros estavam certos de que a temperatura na fermentação era de fundamental controle. Por isso após o invento do Carl começaram a se fabricar cervejas o ano todo mantendo sempre o mesmo padrão entre uma "leva" e outra além de permitir a fabricação em grande escala "sobrando" até para vender à outros vilarejos e províncias. Carl Van lindCHO não? Ele e o Pasteur, na época, sacolejaram o mundo cervejeiro. De certa forma tenho eles como "padroeiros" sem medo de estar cometendo uma heresia.
INVENTOR DESCONHECIDO

Pasteur, que já falei no post sobre a diferença entre a cerveja e o chopp que não tem nada de "pasteur", permitiram não só que a cerveja fosse produzida o ano todo, mas que pudesse ser exportada para tudo quanto é lado. Gelada e pasteurizada amigos, é só alegria até hoje!

Por isso nosso brinde ao Carl!
Prost!