segunda-feira, 11 de abril de 2011

dEUS existe ?






As cervejas tradicionalmente são fabricadas a partir de fermentados de cevada, com um ciclo de produção curto para atender a produção em escalas assustadoras e sem a dependecia de estações monstruosas e a revelia de safras ou ciclos agrícolas, diferentemente do que ocorre com os vinhos que dependem de períodos específicos marcados pelas estações do ano para que sua elaboração tenha início.

Todavia, existem algumas cervejas especiais que se assemelham aos métodos de produção dos vinhos espumantes. Além de alguns exemplares que podem ser guardados, como os vinhos, e permanecer por anos em adegas antes de serem abertas (a cerveja Westvleteren é uma delas), há cervejas que à exemplo dos grandes champanhes, também sofrem uma segunda fermentação na garrafa e são elaboradas pelo método champenoise, típico da região de Champagne, na França.

A dEus Brut des Flandres, a cerveja "Deus" é uma delas. 

Com uma produção limitada a 15 mil garrafas por ano, a cerveja Deus passa por um longo processo de fermentação. Na primeira etapa, na Bélgica, são usados apenas puro malte e água. Em seguida, 
o líquido segue para a cidade de Reims, região de Champagne (França), para passar pelo processo de champenoise, onde é colocada em garrafas de champanhe que ficam repousando nas caves, para a segunda fermentação. Durante um ano a cerveja passa pela "remuage",processo que consiste em girar diariamente a garrafa para que os sedimentos das leveduras se depositem no gargalo. Ao final, as impurezas são expulsas da garrafa, que é novamente fechada, com rolha definitiva de cortiça, igual às dos melhores vinhos. 
Em seguida, retorna à Bélgica, de onde é distribuída. 


Temos uma cerveja de cor clara, dourada, efervescente e com bolhas extremamente minúsculas, acrescido de um belo colarinho branco. Seu aroma é complexo e carregado de tomilho, gengibre, malte, lúpulo, pimenta e cravo. 


De sabor refrescante e delicado, marcante no manjericão, (o que da a ela o famoso "sabor de pizza") ela não deixa transparecer sua graduação alcoólica elevada. No contato com a língua dá para sentir suas características de espumante. Seu final é seco com características adstringentes. Desfrutar uma deuS é uma experiência bacana demais. Uma cerveja diferente, que acompanhada de uma Torta de ricota com damasco, alcança a máxima supintude e tudo fica totalmente excelente !



Cervejaria: Bosteels
Estilo Belgian Golden Strong Ale   
Álcool (%) 11.5% ABV
Site: www.bestbelgianspecialbeers.be
Temperatura 0-4 °C 
Copo ideal: Flute
Preço: 
Europa 14 a 20 euros (Predrinho "bring me a beer")
Brasil 130(imporadoras) até 440(bares e restaurantes) reais