1º Snow Beer
País de origem: China
Volume de vendas: 74,8 milhões de barris
Você nunca deve ter ouvido falar e nem ter experimentado ou quiçá experimentará essa marca chinesa, mas pelo segundo ano consecutivo, o posto de cerveja mais consumida do mundo. Largamente adotada no país de origem, é fabricada pela CR Snow, associação entre SABMiller e China Resources Enterprises. Em 2011, o valor da marca saltou de 350 milhões de iuanes para 46,3 bilhões, tornando-se a 29ª mais valiosa do país. Mas venhamos e convenhamos, tem china para xuxu no mundo né?
2º Tsingtao
País de origem: China
Volume: 57,9 milhões de barris
![]() |
CHUPA ESSA |

Responsável por 15% do gigantesco mercado chinês, a Tsingtao nasceu em 1904. Hoje, a fabricante Tsingtao Brewery Company afirma que a bebida é o produto chinês mais exportado para o mundo inteiro. Depois de permanecer estatal por muitas décadas, foi privatizada nos anos 90, e chegou a ter capital da AB ImBev, que vendeu sua participação de 27% em 2009. Essa eu já bebi e nada de novo nessa cerveja. É uma "AMBEV" como todas as que figuram nessa lista.
3º Budweiser
País de origem: Estados Unidos
Volume: 40,4 milhões de barris
Ainda que não esteja no topo das mais consumidas no mundo, a Budweiser permanece a marca de cerveja mais internacionalmente reconhecida. Recém chegada a grandes marcados como o brasileiro e o chinês, o rótulo pode ser encontrado em 85 países. No Brasil, em seis meses de lançamento, a bebida conquistou 11,5% do mercado premium(??). Jamais será premium!
4º Yanjing
País de origem: China
Volume: 39,6 milhões de barris

Mais uma chinesa na lista, a Yanjing conquistou uma fatia de 11% do mercado nacional do país, mas é, de longe, a cerveja mais consumida na capital Pequim, com 85% da penetração. Como parte de sua tentativa de internacionalização, o rótulo iniciou em 2008 uma campanha de marketing voltada para o mercado externo, que incluiu o patrocínio oficial às Olimpíadas de Pequim.
5º Bud Light(ARGHT!)
País de origem: Estados Unidos
Volume: 36,7 milhões de barris

Ainda que a Bud Light seja a bebida mais popular nos Estados Unidos, a versão mais leve da Budweiser não tem o mesmo alcance global que a original. No ano passado, o mais novo lançamento da linha foi a Bud Light Platinum, uma versão de teor alcoólico 2% superior e que representou uma nova aposta da fabricante AB ImBev no segmento premium. Sou contra cerveja light, por isso não tem foto dela

País de origem: México
Volume: 31,6 milhões de barris
O rótulo é líder no mercado do México, a marca de cerveja mais importada nos Estados Unidos e um dos produtos mexicanos mais reconhecidos no mundo. Nascida em 1925 e fabricada pelo Grupo Modelo, a bebida foi vendida à AB InBev e hoje é comercializada em 170 países.
7º Skol
País de origem: Brasil

A primeira brasileira a entrar no ranking é a cerveja mais consumida no mercado nacional, com fatia de mercado de 30%. A Skol é também a 5ª marca mais valiosa do Brasil entre todos os setores, avaliada em 8,497 bilhões de reais em 2012, segundo estudo da consultoria Interbrand. Propriedade da empresa dinamarquesa Carlsberg, a bebida tem licença para ser fabricada no Brasil pela Ambev.
8º Heineken
País de origem: Holanda
Volume: 29,1 milhões de barris
.jpg)
Com forte presença mundial, é da Heineken o 8º lugar entre as cervejas mais consumidas. Quando o assunto é valor de marca, o rótulo apresentou uma queda de 8%, alcançando 6,058 bilhões de dólares em 2012 segundo relatório da consultoria Millward Brown. Presente em mais de 70 países, o rótulo é lider no mercado europeu. É umas da de massa queridinha minha apesar dos defeitos.
![]() |
LIGHT? NÃO OBRIGADO |
País de origem: Estados Unidos
Volume: 25, 1 milhões de barris
A cerveja de baixo teor alcoólico produzida pela Coors Brewing Company e é a segunda mais consumida do mercado americano. A estratégia foi investir no conceito “low carb” e destacar o valor nutricional e o número de calorias, ressaltado na embalagem. Segundo a marca, uma lata de Coors tem cerca de 5 gramas de carboidratos, contra 10 gramas da Bud Light.

País de origem: Brasil
Volume: 18,1 milhões
A brasileira encerra o ranking com crescimento de 9,6% em volume comercializado em 2012, de acordo com o The Drinks Business. O levantamento ressalta, no entanto, que o segmento premium vem crescendo no Brasil, e isso pode ser refletir nos números futuros da bebida. Em termos de valor de marca no país, o rótulo ocupa o 7º lugar, avaliado em 5,088 bilhões de reais. Com esse dinheiro não da nem pra fazer uma copa no mundo do Brasil...Affff!!
fonte: Revista Exame Abril, minha mente doentia
fotos: reprodução