terça-feira, 18 de outubro de 2011

TUMULT - A loira das Arabias!




"A Coca-Cola quer lançar uma nova marca de cerveja voltada principalmente para os jovens profissionais, trintões e pessoas com estilo". Isso na definição da própria Coca-Cola camaradas. Eu não tenho nada a ver com essa balela.


O nome da breja é “Tumult” e trata-se de uma cerveja no estilo sem “álcool” (arght!!), e sem entrar nas discusões de que cerveja totalmente sem álcool não existe, a grande novidade dessa maravilha deve-se ao fato de existir duas versões ou dois sabores. 
Uma maltada e outra levemente frutada e com uma razão de existir. A maltada para menininhos (acima de 18) e a frutada para as moçoilas (acima de 18 anos) anos. Isso segundo o fabricante, por isso me inclua fora dessa balela.Mas como o dito fabricante é famoso por não dar ponto sem nó esperemos um tempo para ver "qualéqueé", para só então descer a lenha, ou não.


Lançada no restaurante gourmet Thoumieux, do famoso chef Jean-François Piège do qual eu eu nunca vi ouvi falar, o qual cita que essa cerveja é destinada a uma clientela mais fina (ui) e para os que amam a verdadeira cozinha francesa. Esse papinho não me pega nao.


O que eu apurei de fato, é que a Coca de olho no mercado árabe quer fazer concorrência contra as cervejas do tipo Fayrouz (que é da Heineken, na Tunisia), a Sultan (da cervejaria Kriek, da Belgica)  e a Moussy que possue o selo “halal” ( significa = permitido para consumo) podendo ser consumido por qualquer mulçumano praticante ou não, filiado a algum partido-religioso-político. 
O halal é dado por um ihman cheio de "salamaleques" que não libera o selo fácil, mas quando liberar para Coca o certificado "alimento halal" a Tumult poderá ser vendida na Arábia Saudita, Turquia, Emirados Árabes, Argélia, Nigéria,etc, além das grandes comunidades mulçumanas por toda Europa, para alegria ou tristeza dos nossos confrades que curtem a túnica como indumentária e enchendo os cofrinhos da Coca fazendo a alegria da família Cola.


Como eu disse, a Coca não dá ponto sem nó, como diz aqui pelas Gerais, e o mercado desse tipo de cerveja cresceu de 8% para 15% só na Europa, isso devido a campanhas anti álcool e a política cada vez mais rígida sobre segurança rodoviária. Na república Tcheca, aonde os espertos confrades cervejeiros não aceitavam essa de cerveja sem álcool é boa, esse mercado cresceu 3%.


É nesse oceano de malte "não alcoólico" que Coca-Cola planeja essa onda. Não conte comigo para surfar nessa praia e pra mim no fundo no fundo d'alma eu acho que a Coca tá querendo arrumar Tumult LOL!!!






Fotos: reprodução
Fonte: interpretação minha de notícias chupinhadas da net (crianças, não tentem fazer isso em casa)