sexta-feira, 19 de abril de 2013

CERVEJA E OUTRAS HARMONIZAÇÕES

Vc está errado amigão se pensou em...:


Há quem diga que cerveja, futebol e sexo são a preferencia da grande maiora Brasileira. Mas não são somente essas coisas que harmonizam com cerveja. Para começo de conversa eu acho que a palavra "combinam" é mais a praia daqueles que tomam cerveja. Harmonização é um termo herdado dos enólogos e por isso eu prefiro usar a menos elegante palavra "combinar".
Pois vamos combinar, é melhor né?
O MIMO QUE GANHEI
Outro dia festivo fui agraciado com um belo presente de uma coisa que eu gosto bastante. Um habito que cultivo com muita parcimônia (em média uns 5/ano) e que ocasionalmente me vejo em algum lugar que penso: "Esse lugar combina com um charutinho" ou "bom seria eu curtir esse sossego, longe de todos, com a companhia de um livro, uma bebidinha e um charutinho para philosofar". Sim senhores, de quando em vez um charutinho é bom e com uma #cervejadeverdade, melhor ainda.

É muito difícil eu falar sobre charutos, mesmo sendo maior sabedor do assunto ante às pessoas que eu convivo, eu pouco sei. Apenas sei quais marcas são boas ou ruins, tipos de charutos, sei se o produto esta bom ou ruim e algumas falsificações. E para por aí. Aprofundar no assunto, tipo de folha, como foi enrolado, de qual ilha, qual perna da morena, blends, aromas nem entro nesse assunto. Apenas sei que na hora certa, com a companhia certa um bom charutinho é muito bom.

Chafurdando na net eu vi vários bam-bam-bans "combinando" charutos com runs finos, whiskys e whikeys raros, vinhos e cerveja. E logo me apeguei ao ultimo: CERVEJA

No escopo da degustação escolheram dois charutos e 06 cervejas que foram combinados assim:

Charuto Nacional - Da Mata
1ª Baden Baden - Red Ale
2ª Erdinger Pikantus
3ª Eisenbahn Rauchbier

Charuto Cubano - Hoyo de Monterrey
1ª Erdinger Pikantus
2ª Baden Baden Red Ale
3ª Schlenkerla e Colorado Demoiselle

Essa classificação foi escolhida por unanimidade por: A mestre cervejeira e beer sommelier Cilene Saorin, Letícia Borges, sócia da importadora de cervejas A Casa da Cerveja; Alfredo Franco, fotógrafo publicitário especializado em culinária; Caio Ferrari, fotógrafo e chefe de cozinha do restaurante Francescola Bistrô; Otávio de Siqueira, arquiteto; Roberto Cattani, jornalista e autor de livros de gastronomia; e Samuel Benseman, gerente do Espaço Gattoria e epicure sommelier. Ninguém fraco, por isso quem sou eu para retrucar.
Essa listinha pode servir de guia de iniciação para combinar sua cerveja e seu charuto. De qualquer maneira e confesso que acho meio obvio, que as cervejas mais encorpadas, com teor alcoólico mais alto ou até adocicadas e as defumadas podem ser um sinalizador de como fazer uma boa escolha.

Se for fazer uma degustação fica a dúvida sobre o que deve saborear primeiro? Charuto-cerveja ou cerveja-charuto?
Para o Caio Ferrari deve primeiro o charuto e depois a cerveja porque encher a boca com os aromas e a caloria do charuto e depois resfriá-la com a cerveja. E aí, nesse resfriamento, será percebida a harmonização ou a diferença entre os dois”. 
Já o César Adams diz que para ele o melhor é provar a cerveja, depois charuto. Ele explica que se der uma baforada e depois um gole na cerveja, a cerveja “lava a boca”, pois se trata de um líquido. “Em termos de sustentação, estamos falando de fumaça e líquido. Qualquer líquido que você colocar na boca vai sobrepor a fumaça”. 

Opiniões a parte o certo que numa roda de degustação, deve-se respeitar a ordem do começo ao fim para não mascarar os resultados. Se começou na dobradinha cerveja-charuto é nessa toada que tem que tocar a banda até o final.

E lembre-se: Estou sempre disponível para esses eventos!

Fonte e fotos: http://www.beerlife.com.br/ed3/harmonizacao2.asp, reprodução e minha mente doentia