quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cerveja Trapista - O sabor do silencio

TRAPISTAS

Não são consideradas propriamente um estilo único, pois algumas são Dubbel, Tripel ou Quadrupel. Mas, dado ao fato de algumas cervejas trapistas serem consideradas as melhores do mundo por inúmeros especialistas, merecem ser “separadas” das outras.

A Ordem Trapista (oficialmente, Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância) é uma congregação religiosa católica. Seus monges seguem o princípio fundamental do ora et labora, (Ora e trabalha) vivendo em grande austeridade e silêncio. 
ORVAL
Atualmente, a ITA (International Trappist Association), entidade criada com o propósito de definir as regras do estilo e proteger o nome do uso abusivo por parte de outras marcas, possui como membros apenas sete abadias trapistas, seis na Bélgica (Westvleteren, Chimay, Orval, Achel, Wesmalle e Rochefort) e uma na Holanda (Koningshoeven, onde são fabricadas as cervejas La Trappe). A entidade criou, também, um selo de identificação que só pode ser utilizado em produtos trapistas autênticos. Algumas cervejas trapistas possuem tempo de guarda de mais de 10 anos.

 Orval produz apenas um único tipo de cerveja ao público em geral. Trata-se de uma cerveja intensamente aromática e seca. Entre a primeira e a segunda fermentação, há um processo adicional de dry-hopping. Em razão disso, essa cerveja adquire um pronunciado aroma lupulado e um extra amargor.


Final de semana passada entre algumas tristesas e melancolias, eu degustei uma Orval.  
Grata supresa ! Um show essa cerveja.
Lupulada e extremamente seca. Complexa mas refrescante. Para os lupulomaniacos é um prato cheio. Floral, citrica que alguns remetem esse sabor a pêras

Senti um pouco do sabor do fermento na espuma, o que não tirou a beleza dessa cerveja. O liquido desce forte, amargo e seco. Quase que arranhando a lingua e garganta. Uma cerveja sensacional, daquelas que vc pode tomar e falar dela um montão. 

Cervejaria Brasserie d´Orval
Importadora Casa da Cerveja
Estilo Belgian Specialty Ale   
Álcool (%) 6.2% ABV
Temperatura 8-12 °C 
Copo ideal Cálice (Trapista)
Onde comprar Empórios especializados

Texto fonte: brejas.com.br
fotos: reprodução