sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cerveja sem álcool. Impossível de existir, difícil de tomar

"Cerveja sem álcool é igual travesti. A aparência é igual, mas o conteúdo é bem diferente" 


Vamos começar pelo começo: O que define uma bebida como sendo cerveja? Vamos as definições sem muitos salamaleques

 

Wikipedia

A cerveja (do latim cerevĭsĭa, que por sua vez vem do gaélico) é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada

 

Dicionario Priberam

cerveja |â ou ê ou âi| 
s. f.
Bebida levemente alcoólica, feita de cevada e lúpulo.

Michaels
cerveja
cer.ve.ja
sf (lat cerevisia) Bebida alcoólica fermentada, feita de lúpulo e cevada ou outros cereais. C.-de-barbante: o mesmo quejinjibirra.

NÃO EXISTE MULHER FEIA
VCÊ BEBEU POUCO
Notem amigos que todas as definições para o outrora “pão liquido” possuem  palavra “alcoólica” ou mencionam a fermentação na sua definição.
Da mesma maneira que mulher feia não existe, cerveja 100% sem álcool também não. Qualquer receita de cerveja vai fermento que por consequência virará álcool. Ou seja, para bebida se tornar cerveja, tem que haver fermentação. E a fermentação gera álcool. Água, lúpulo e malte de cevada não fermentado é apenas um suco. Se trocar a água por leite, uma vitamina.

A cerveja sem álcool seria a bebida ideal para o verão. Leve, rica em minerais, fibras e proteínas de fácil assimilação pelo corpo humano e completamente sem açucar. Além do melhor: contém poucas calorias. 52Kcal(cerveja sem alccol) X 84kcal(limonada). Algumas cervejarias que fazem  propaganda ligadas ao consumo de cervejas sem álccol a pratica de esportes.

Compare calorias em 200 ml:
Cerveja sem álcool: 52 kcal
Limonada: 84 kcal
Cerveja pilsen: 84 kcal
Suco de maçã: 98 kcal
Refrigerante sabor cola: 122 kcal

 

Bom bionição, se é impossível criar cerveja sem álcool, porque temos tantas marcas disponiveis no mercado?  Por que de acordo com o Decreto 2.314/97 do Ministério da Agricultura em seu artigo 10º, parágrafo 1º que permite que cervejas com até 0,5% de álcool se se-auto-entitulem-se “sem álcool.

 

Coisas do Brasil.

 

Cerveja ditas sem álcool seriam até uma boa pedida, mas no paladar é uma cerveja desagradável e de sabor pronunciado do mosto causado principalmente a interrupção prematura da fermentação.

 

Por isso meus caros amigos CUIDADO. Se vc tem problema de saúde e acha que as male DITAS cervejas sem álcool são a solucionática para sua problemática, você esta enganado. 


E vc motorista da rodada, que acha que vai passar a noite toda tomando sua nova schin sem álcool e passara a limpo pela blitz da lei seca, sua carteira de motorista esta correndo risco falou? Depois não diga que eu não avisei.

 

Finalizando, chupinhei um teste cego de cervejas sem álcool (arght!) do Brejas e coloco aqui. Fiz isso porque avaliar cerveja sem álcool não é comigo não ! Como diz no Brejas, mato minha tiabisavó para faltar a esse evento


Vamos lá. Palmas para esses heróis que fizeram esse comparativo. Lembrando que a nota máxima é 5

 

·         CRYSTAL SEM ÁLCOOL - Clara e com pouco creme. Provoca uma sensação viva na boca, refrescante, mas enjoa logo. Milho e outros cereais não-malteados no sabor. Aroma doce. Sem lúpulo perceptível, a cerveja é desequilibrada no conjunto. No ranking Brejas ficou com a nota 1,20.
·         KRONENBIER - Até que surpreendeu. Aroma lupulado mas com toques sulfídricos (ovo), e o sabor é amargo. Carbonatação média, deixa uma sensação de refrescância na boca. No conjunto, transmitiu a impressão bem próxima de uma uma cerveja de verdade, merecendo alguns pontos por isso. Leva nota 1,50.
·         NOVA SCHIN SEM ÁLCOOL - Sabe aquela sopa que se toma quando está de regime? Com abóbora, repolho e chuchu? Esse é o sabor desta breja, doce como doce de batata doce (aqueles com forma de coração). Brincadeiras à parte, notamos muito cereal não-malteado. Seu creme é bonito, branco e denso. Mas ela é doce demais, com final levemente amargo e nada de lúpulo. Nota 1,27.
·         BAVARIA SEM ÁLCOOL - Quase sem creme. Fraco aroma de ferrugem. O sabor também é extremamente fraco, quase inexistente. Uma cerveja que entra em campo pra não jogar. Alguns de nós sentiram levíssima sugestão de cereais não-malteados, com retrogosto de xarope de criança. Por W.O., fica com a nota 1,10.
·         WARSTEINER PREMIUM FRESH - Desequilibrada, com excessiva presença de mosto de malte. Na degustação com os confrades, encontramos até doce de batata doce no sabor. Nada de lúpulo para quebrar um pouco os excessos. O final é levemente salgado. Nota 1,10.
·         ITAIPAVA SEM ÁLCOOL - O creme é bonito e duradouro, com bolhas pequenas. Mas as boas notícias páram por aí. No aroma e no paladar, é bastante desagradável. Melhor parar por aqui e dar a nota 0,90.
·         LIBER - A única que apresenta creme denso e de pouca duração. Tem um sabor leve e estranho de fruta passada parecido com fruta do conde (ou, para alguns de nós, de piña colada). Seu aroma é cítrico e sem lúpulo. Percebe-se um malte, mas de uma maneira pouco agradável. Leva nota 0,85, a menor do comparativo.
·         ERDINGER WEISSBIER ALKOHOLFREI - Bom creme denso e consistente. Aroma de malte, assim como o sabor, aliado a um amargor que equilibra bem o conjunto. Suave, sem retrogosto pesado. Faltam o lúpulo e principalmente o trigo, que seria de se esperar de cervejas do estilo, mas foi a breja que mais agradou (ou, melhor dizendo, a que menos desagradou) os Confrades do BREJAS, obtendo a nota1,67, a maior do teste.
Fotos: reprodução

Após ler esse post, leia esse topico para você entender mais sobre CERVEJA DESALCOOLIZADA