segunda-feira, 28 de março de 2011

Reinheitsgebot - Lei da Pureza da Cerveja e amenidades


LEI DA PUREZA DA CERVEJA



Apesar de ter havido tentativas anteriores, registradas desde 1165, a primeira regulamentação sobre fabricação de cerveja foi decretada em 1487 pelo Duque Albrecht IV da Baviera. Essa regulamentação serviu de inspiração aos Duques de Wilhelm IV e Ludwig X, para que em 23 de abril de 1516, se reunissem em Ingolstadt, região central da Bavaria Alemã e estabelecessem a Reinheitsgebot (lei da pureza), que protegia e organizava a produção da cerveja em toda a região, estipulando regras, impostos e principalmente estabelecedo alguns padrões para a bebida.

 
"Mass" - canquinha de 1 litro
 No geral, foram tomadas as seguintes medidas:
 - 01 Maß (pronunciado mass, canecões de um litro) deveria, por lei, custar entre 1 e 2 centavos de marco. (Essa eu queria em vigor até hoje !)
 - Biersteuergesetz, ou o imposto da cerveja,
 - Bierzwang (coerção da cerveja), que permitia aos taberneiros e estalajadeiros servir apenas a cerveja produzida (e taxada) localmente ou na jurisdição municipal em que se encontrasse.

- Reinheitsgebot (lei da pureza). Em todo o território e dependências da Bavária, apenas três ingredientes poderiam ser utilizados na fabricação de cerveja: água, cevada e lúpulo. Não se mencionava levedura, porque não se tinha real conhecimento da participação dela no processo. Era considerada uma dádiva dos céus (aleluia)

A criação da Lei foi justificada pela necessidade de controlar a demanda de trigo. Havia um grande consumo de trigo para fabricação da cerveja, o que estava encarecendo o pão. Nossos grandes amigos, preferiam produzir cerveja em vez de pão ! Justo !
Vale a pena ressaltar que na Idade Média e Renascença, não existia sequer um conceito de alcoolismo. A cerveja era considerada um alimento e em particular servia como um lubrificante social. Não existiam restrições em beber cerveja, e ela era servida para toda a família, até mesmo no café da manhã. Beber muito era como "comer muito" e nada mais que isso! Se valesse para os dias de hoje seria comum você ao visitar sua avó ouvir: "filho, você esta tão magrinho, vovó vai pegar um maß ali na geladeira para você ! (bons tempos !...se não fossem as pestes, guerras, falta de alimentos....he he he)
Em 1492, ano marcado pelo descobrimento da America por Cristovão Colombo e pela Reforma Protestante desncadeou uma onda de mudanças que quase destruiu a estrutura dos mosteiros cervejiros.
Aleluia irmãos, não conseguiram !

Obter o direito de produzir cerveja comercialmente não era fácil. A atividade era fortemente controlada por ser uma boa fonte de impostos. Em 1514 em Paris, estabeleceu-se uma exigência de 3 anos de formação para que alguém pudesse se habilitar a a abrir uma cervejaria comercial.

Já em 1987, Michel Debus (O Mr. Bean - saca a boca do cara), representando os frabricantes de cerveja da região de Estrasurgo, apelou à corte Europeia contra o que chamou de protecionismo de mercado por parte dos Alemães.
Em 1993, a original Reinheitsgebot (lei da pureza) se transformou na Vorlaufiges Deustcches Biergesetz (Lei Provisória da Cerveja Alemã), proibindo o uso de cevada não-maltada, mas permitindo o uso não só do trigo como também do açucar de cana.

A lei da Pureza sobreviveu 400 anos, passando até pelo Terceiro Reich, onde também foi adotada. Hoje algumas cervejarias estampam em seus rótulos o selo de "Segundo as Leis da Pureza", pura propaganda, porque o que fica de verdade é que essa lei teve/tem uma importância incomensurável, mas suas diretrizes não precisam ser tidas como verdade absoluta.

As escolas Belga e Inglesa tem uma importância tão grande quanto a escola Alemã, e nos da a oportunidade de experimentar cervejas frutadas, adocicadas, picantes e outras infinidades incontestáveis de sabores e aromas ao gosto de cada freguês.

Falar que só a cerveja alemã "presta" ou só a que segue a Lei da Pureza é boa, diminui incrivelmente nossas opções,seria o mesmo que dizer que a única carne boa para churrasco é a picanha.
Por isso meus amigos, viva a Lei da Pureza que aponta o caminho da água, malte, lúpulo e que somado ao levedo e outros tantos ingredientes, nos brinda com essa joia social.

PROST e inté



Font: Larousse da Cerveja - Ronaldo Morado