domingo, 11 de dezembro de 2011

Tendência: Cerveja em garrafa PET

Sei que o título ficou meio para site de moda, 
mas vamos ao assunto porque é interessante!

Já na copa do mundo na África do Sul o mundo conheceu as garrafas de plástico da Bud. Trata-se de uma garrafa dura que fazendo vista grossa até parece vidro. 
A novidade dessa tecnologia chamada Glaskin, desenvolvida pela Tetra Pak se baseia no sistema plasma de revestimento da parede interna da garrafa por uma camada de óxido de sílica, uma substância com morfologia semelhante ao vidro, sendo inerte ao produto envasado. As garrafas de 500 ml alcançaram um shelf-life de 6 meses, "que é o utilizado normalmente pela indústria cervejeira"

Ow ! Morfologia? Self-life? O papo ta cabeça pra "xuxu"

Porque as PETS's atuais não prestam para envase??
Ow meu camarada, para envase de cerveja não rola porque as PET's atuais possuem micro poros malditos, parente dos pôneis de algumas camionetes, que comprometem a qualidade. Ah poros malditos!
Esses famigerados invisíveis permitem a entrada do oxigênio que inicia a oxidação desandando a receita da sua cervejinha.

Cilene Saorin, sabuda da cerveja e gata
O lúpulo é o primeiro a sair da linha, por ser muito sistemático e qualquer alteração na vida dele ele faz beiçinho e altera o sabor e o aroma.

E isso não é balela não meu amigo, a própria Cilene Saorin, a qual nunca vi de perto, (mas gostaria) afirma que o oxigênio altera o gosto, aroma e a cor!

Moderfoquer oxigênio! ;-)

Esse tipo de coisa tambem é obra
do vamigerado oxigênio
O importante é achar uma solução que barateie a cerveja sem alterar o sabor. Os impostos sobre o álcool só tendem a subir, por isso as garrafas Pet's são as ideais para isso por facilitarem o transporte e o armazenamento. Muitos são contra essas novidades, mas elas são inevitáveis. É possível que na copa de 2014, aqui no Brasil a FIFA que venceu a queda de braço com o Brasil no quesito bebidas nos estádios, apareça com essa novidade nos nossos campos de futebol.

Mas não importa a embalagem, os fabricantes garantem: a cerva que está lá dentro é sempre a mesma. Por isso existe uma grande "lenda" com relação ao sabor em determinadas embalagens e/ou marcas. Já ouvi coisas do tipo, tal cerveja é ruim, mas em lata ela é boa. Pode ter certeza meu camarada, que se a cerveja chega alterada no seu copo, pode desconfiar. Validade, condições, armazenamento e condicionamento. Se liga ô meu!


PEDIU GENTILMENTE E CON$$EGUIU 
Vamos aos tipos de envase


Tradicionais

Com 600 a 660 mililitros de cerveja, são as mais antigas. Em países como a Argentina e recentemente no Brasil há garrafões de até 1 litro(os famosos Li-traço). Essas embalagens são mais econômicas porque, além do volume maior, são retornáveis - depois de esvaziadas, voltam às fábricas, onde são novamente enchidas. A cor marrom das garrafas age como um filtro solar que protege a cerveja da luz

Pescoçudas

Assim como as latas, as embalagens long neck servem para consum o individual. Têm de 300 a 330 mililitros, são descartáveis e recicláveis. Mas cuidado com as garrafas transparentes, pois a cerveja é sensível à luz. O lúpulo, um de seus ingredientes, se transforma em substância de gosto indesejável quando exposto ao sol ou a luzes artificiais muito fortes

Geladíssimas

As latas de alumínio têm a seu favor o fato de serem recicláveis e impermeáveis a gases. E o metal conduz melhor o calor - por isso, as latas gelam mais rápido que as garrafas. Como a luz não penetra na embalagem, há menos alteração de sabor. Isso ajuda a explicar por que consumidores de algumas marcas preferem a versão enlatada


Sacou aê fiii!


fonte: Mundo Estranho, UNICAMP, FERG, minha mente doentia...
Fotos: reprodução

5 comentários:

  1. 40% do volume de cerveja na Russia e' em PET. Claro que e' no segment low price, mas algumas marcas premium trabalham com essa embalagem como Staropramen, Baltika Kuler, Paulaner e outras. Nao acho que no Brasil seja problema da embalagem em si, mas porque AmBev e outras grandes cervejarias preferem nao iniciar neste formato devido ao baixo custo abrindo portas para pequenas cervejarias. A garrafa retornavel no Brasil e' um dos maiores casos de barreiras a entrada no mercado de FMCG no mundo. Este e' o motivo!

    ResponderExcluir
  2. E isto mesmo meu amigo ,sou de ambos os ramos bebidas e embalagem pet, e quem impediu este tipo de produto de ser lancado foi a Ambev,inclusive a cervejaria Belco tinha este produto e foi proibida de continuar produzindo, com alegacao junto da ambev e d a anvisa que este produto ia poluir o meio ambiente, piada .como ficaria todos os produtos pet que existem desde refrigerante,oleo,produtosde limpeza,etc...? Mas claro que todo mundo deste setor incluindo a ambev sabe que se entrar este produto ela perdera mercado pra cervejarias pequenas como disse o amigo acima. E valido dizer aqui que a ambev tem cervejas em Garrafas pet em varios paises do mundo,mas. O lobby no Brasil e muito mais barato...."...................

    ResponderExcluir
  3. E valido dizer que as coisas podem estar mudando com relacao a este assunto,hoje encontramos pet no formato de chopp da kaiser e heineken,inclusive produto que produzido na holanda,basta saber se sera permitido em garrafa pet 2 litros por exemplo ou a lei so vai permitir neste formato por respeitar a heineken e kaiser que tem a coca por tras.

    ResponderExcluir
  4. enquanto os orgos do guverno feixa so olhos para algumas coisas, abre em demasia para outras e persegue quem trabalha e gera emprego. ex. o acucar que cnsumimos caregado em sacos e beges vuneravel a todo tipo de cntaminacao nus depositos, pela urina de ratos e outros tipos de incetos pq os sacos sao telados eai meu?

    ResponderExcluir
  5. Realmente nao vou dormir até descobrir pq os sacos sao atelados.....LOL

    ResponderExcluir