sexta-feira, 24 de maio de 2013

DEGUSTAR OU NÃO DEGUSTAR?




Você que esta interessado em conhecer, aprender mais sobre o mundo maravilhoso das cervejas, hoje eu escreverei uma resenha sobre o princípios básicos da degustação.
Claro que não tenho a minima condição de te fazer um profissional da área, até porque eu não sou e nem tenho total conhecimento da causa para tanto. Mas prometo de passar umas regrinhas básicas que no minimo tonará seu passeio bem interessante. "Então vamu que vamu!"


ISSO AQUI POR ENQUANTO NÃO TE PERTENCE
Longe das siglas OG, FG, ABV, SRM, IBUs (no final tem um pequeno glossário) vamos focar somente nas analises sensoriais: aroma, aparência, sabor e sensação. Para fechar a conta, você pode palpitar sobre o "conjunto", que serão todas essas coisas somadas incluindo sua impressão sobre o rotulo, garrafa e a cerveja copo dentro e goela . 
E como se faz isso cabeção?
Primeiro comece com apenas um estilo. Aprenda sobre ele e saiba quais são as caracteristicas inerentes aquele estilo. Exemplo: Se começar com uma Weiss lembre-se que aromas e sabores semelhantes ao da banana e cravo, são fatores positivos e que pertencem ao estilo. Isso cabeção você aprenderá lendo, estudando e experimentando! 



Primeiro: É muito importante que você ao começar a sua degustação use o copo certo para o estilo que você escolheu. Não me venha com essa de que o melhor copo do mundo para se tomar cerveja é o tipo americano ou tulipa, que isso não pertence a você que esta evoluindo no mundo brejeiro. O copo certo, de preferência da própria cerveja além de te dar um ar de fodão vai elevar tu aprendiz de mancebo, para um patamar de seriedade no assunto.

Lembre-se: copo limpo, seco e a cerveja na temperatura certa. Jamais em tempo algum ela pode estar estupidamente gelada.
Cada estilo de cerveja tem que respeitar um determinado padrão de cor. Por isso você tem que pesquisar e ver se a sua cerveja bate com a cor inerente ao estilo. Isso você que esta aprendendo a degustar pode fazer isso no olhômetro, sem precisar preocupar ou sofrer com a precisão. Pode ser feita de memoria. Note o volume do colarinho e a cor. É de sua importancia a espuma no topo do liquido. Ao beber veja se ela gruda na parede ou se permanece do principio ao fim. Isso também vale pontos.


Agora vamos ao próximo passo: Aroma!
Logico que tem pessoas que cheiram mal e outras cheiram bem, até literalmente, por isso acredite: TREINE seu nasal caboclo! Você vai descobrir muita coisa cheirando sua cerveja e repito, isso não é frescura e vai melhorar seu paladar. A primeira cafungada é sempre a mais importante. Anote, memorize os "cheiros" que você sentiu. 



E por último: Cerveja goela abaixo.
Não beba de glut-glut, tome uma pequena quantidade e deixe a cerveja "passear" na sua boca e por toda língua. Descubra se os sabores batem com os cheiros ou se apareceu mais algum. Diferencie o malte do lúpulo, lembrando que o malte é mais abiscoitado e ao lúpulo pertencem os sabores amargos. Sinta se o volume de gaz na sua boca é agressivo ou inexpressivo. Tente indentificar uma coisa que os mestres acham muito importante: O retrogosto, que nada mais é do que o sabor residual que fica na boca apos você ter dado o primeiro gole.

Uma cerveja boa é quando ela respeita as caracteristicas inerentes ao estilo e não ao que você gosta. A proposta da cerveja tem que ser honesta do tipo: Uma cerveja do tipo stout ela tem que ter alem do malte torrado, um "que" de café, toffe e até chocolate. Isso faz parte do estilo. Se você não gosta de café, nem de sabores torrados você pode até pular o estilo, mas jamais poderá criticar, por exemplom uma boa Badem Badem Stout, por ter essas caracteristicas bem exacerbadas. Você pode não gostar mas é por unanimidade uma boa cerveja. Eu por exemplo não gosto de cervejas tipo Rauchbier, os sabores defumados, enfumaçados não me agradam, mas a Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen é uma cerveja excepcional.

Por fim meu pequeno gafanhoto, visite fabricas, fabriquinhas e fabriquetas. Assista ao vivo e a cores o processo de fabricação. Experimente, cheire os diferentes tipos de lúpulo e malte. Leia, pesquise e experimente com parcimônia. Convide os amigos e comprem diferentes marcas de um mesmo estilo só para você notar a diferença de uma cervejaria para outra. 
Fazendo isso você poderá até tirar uma onda, mas para se profissionlizar aí a o caminho é outro.


Abaixo, uma tabelinha de cores para cada estilo, uma lista com os estilos e para sua alegria um minusculo glossario.
E é isso! Fui porque a parte que me cabe esta gelando!



Glossario:


OG: Original Gravity, ou gravidade original. É a medida das substâncias fermentáveis e não fermentáveis do mosto cervejeiro antes da fermentação.

FG: Final Gravity, ou gravidade final. É a medida das substâncias não fermentáveis, só que tomada após a fermentação. O comparativo entre as duas medidas, efetuado por instrumentos e com a ajuda de cálculos matemáticos, determina a potência alcoólica da cerveja.

ABV: Alcohol by Volume, ou álcool por volume. É a medida de álcool na cerveja. De maneira geral, são classificadas como cervejas de baixo teor alcoólico as que variam entre 0,5 – 2,0%. De médio teor entre 2,0 – 4,5%. Cervejas acima de 4,5% são consideradas de alto teor alcoólico.

SRM: Standard Reference Method, que é uma escala usada nos Estados Unidos para determinar a coloração da cerveja. Ele pode variar entre 2 - 3 que é Amarelo – Palha (Lite American Lager) até 40+ conhecido por Preto opaco (Russian Imperial Sout). 

IBUs: É abreviação de International Bitter Units e trata-se de uma medida para averiguar quão amarga é uma cerveja. Entre 10 e 15 IBU são pouco amargas. Com aproximadamente 35 IBU, existe um agradável realce do lúpulo. Acima de 40 IBU é uma cerveja forte, bem lupulada (bem amarga). Ultrapassando os 60 IBU, é uma cerveja super lupulada e muito amarga.


Etilos e Sub-Estilos

1. Light Lager
1A.Lite American Lager
1B.Standard American Lager
1C.Premium American Lager
1D.Munich Helles
1E.Dortmunder Export

2. Pilsner
2A.German Pilsner (Pils)
2B.Bohemian Pilsener
2C.Classic American Pilsner

3. European Amber Lager
3A.Vienna Lager
3B.Oktoberfest/Märzen

4. Dark Lager
4A.Dark American Lager
4B.Munich Dunkel
4C.Schwarzbier

5. Bock
5A.Maibock/Helles Bock
5B.Traditional Bock
5C.Doppelbock
5D.Eisbock

6. Light Hybrid Beer
6A.Cream Ale
6B.Blonde Ale
6C.Kölsch
6D.American Wheat /Rye Beer

7. Amber Hybrid Beer
7A.Northern German Altbier
7B.California Common Beer
7C.Düsseldorf Altbier

8. English Pale Ale
8A.Standard/Ordinary Bitter
8B.Special/Best/Premium Bitter
8C.Extra Special/Strong Bitter

9. Scottish and Irish Ale
9A.Scottish Light 60/-
9B.Scottish Heavy 70/-
9C.Scottish Export 80/-
9D.Irish Red Ale
9E.Strong Scotch Ale

10. American Ale
10A.American Pale Ale
10B.American Amber Ale
10C.American Brown Ale

11. English Brown Ale
11A.Mild
11B.Southern English Brown Ale
11C.Northern English Brown Ale

12. Porter
12A.Brown Porter
12B.Robust Porter
12C.Baltic Porter

13. Stout
13A.Dry Stout
13B.Sweet Stout
13C.Oatmeal Stout
13D.Foreign Extra Stout
13E.American Stout
13F.Russian Imperial Stout

14. India Pale Ale (IPA)
14A.English IPA
14B.American IPA
14C.Imperial IPA

15. German Wheat/Rye
15A.Weizen/Weissbier
15B.Dunkelweizen
15C.Weizenbock
15D.Roggenbier (Rye Beer)

16. Belgian / French Ale
16A.Witbier
16B.Belgian Pale Ale
16C.Saison
16D.Bière de Garde
16E.Belgian Specialty Ale

17. Sour Ale
17A.Berliner Weisse
17B.Flanders Red Ale
17C.Flanders Brown Ale/Oud Bruin
17D.Straight (Unblended) Lambic
17E.Gueuze
17F.Fruit Lambic

18. Belgian Strong Ale
18A.Belgian Blond Ale
18B.Belgian Dubbel
18C.Belgian Tripel
18D.Belgian Golden Strong Ale
18E.Belgian Dark Strong Ale

19. Strong Ale
19A.Old Ale
19B.English Barleywine
19C.American Barleywine

20. Fruit Beer

21. Spice/Herb/Vegetable Beer
21A.Spice, Herb, or Vegetable Beer
21B.Christmas/Winter Specialty Spiced Beer

22. Smoke Flavored & Wood-Aged Beer
22A.Classic Rauchbier
22B.Other Smoked Beer
22C.Wood-Aged Beer

23. Specialty Beer

Fonte: BCJP e minha mente doentia
Fotos: reprodução