terça-feira, 28 de junho de 2011

CHOPP X CERVEJA - Amenidades



Uma vez eu fui a uma festa, regada com um chopp fabricado aqui em Belo Horizonte de excelente qualidade (chopp famoso aqui nas bandas das Gerais), e perplexo vi alguns convidados sem beber e uma intensa movimentação dos anfitriões comprando cerveja, porque uma pequena minoria não bebia chopp, apenas cerveja.
Como tem nego chato nesse mundo!! Pessoas que quando estão com tosse ao invés de ir ao medico, vão ao teatro. Surreal o cara bater no peito, fazer feio e falar que não bebe chopp, apenas cerveja??!!! 
Qual o motivo pow !? Qual a diferença?

Pois vamos direto ao ponto, a mega-hiper-power-blast diferença. Tirem as crianças da sala: Cerveja é pasteurizada e o chopp não. Dããããã!!!

Resumindo, a cerveja é o chopp pasteurizado, ou seja, passou por um processo de "esquenta-esfria" bruscamente para conferir maior estabilidade microbiológica ao produto. Podemos também apregoar a ausência de conservantes, estabilizantes antioxidantes e também na adição de gáz carbônico que ocorre “manualmente”.

Qual a diferença no paladar, oh pá!?

Segundo o mestre Marco Falcone, proprietário da renomada Cervejaria Falke Bier, em comentário feito no site Brejas: "Hoje a maioria das grandes cervejarias pasteurizam o chopp, o que joga por terra a definição da diferença.  No entanto, realmente existe uma diferença no paladar. O fato é que no momento em que a cerveja circula na serpentina da chopeira ocorre uma perda de CO2 e consequentemente uma diminuição da acidez, o que torna a bebida mais palatável. "(sic)

O que quer dizer que o chopp, alem de livre de conservantes e outras químicas, é mais leve. Mas isso para paladares bastante treinados e não para a turma da “festa da laje” que eu fui. E vejam bem, a maioria das grandes cervejarias, estão pasteurizando, o chopp. !


Vejam a tabela abaixo, chupinhado do brejas, com todas as diferenças. "Masprestatenção", doidão: Há vários tipos de cerveja. Este comparativo é valido para analisar o verdadeiro chope brasileiro (não pasteurizado) e as cervejas pilsen nacionais, estilo Standard American Lager.


CARACTERÍSTICA
CHOPE / CHOPP
CERVEJA TIPO PILSEN BRASILEIRA
Válidade
10 dias fechado e 1 dia aberto (barril)
6 meses fechada e poucas horas aberta
Pausterizada
NÃO
SIM
Conservantes
NÃO
SIM
Antioxidantes
NÃO
SIM
Estabilizantes
NÃO
SIM
Envasamento
Barris de 10 a 50 litros
Garrafa/Lata/Keg
Teor Alcoólico
indiferente
indiferente
Teor Calórico
indiferente
indiferente
Gás Carbônico
Surge naturalmente no processo de fermentação, mas também é usado gás carbônico externo para manter o nível de gás do Chopp e extraí-lo de dentro do barril
Surge naturalmente no processo de fermantação, antes e/ou após o envaze. Não recebe carba extra de gás carbônico.
Pressão enquanto envazado
em torno de 2,5 Kg
não supera 1Kg
Surgimento
6 mil anos atrás
1876, com a invenção da Pasteurização


Mais curiosidades:

  • Em outros países, é normal encontrar cerveja vendida na torneira de chope, mas não confunda: quase sempre isso não passa de cerveja na pressão.
  • Cervejas artesanais e gourmet, mesmo sendo Standard American Lager, apresentarão diferenças consideráveis, principalmente com relação a antioxidantes e estabilizantes. Portanto, ao comprar sua cerveja, confira os ingredientes no contra-rótulo.
  • Cervejas de diferentes estilos, como diversas cervejas Ale e cervejas de guarda, têm validades bem maiores e algumas vezes até indeterminadas. Estas não são base para este comparativo, já que são estilos muito diferentes do chope e seria o mesmo que comprar banana com laranja.
  • A palavra chopp vem do alemão schopp e é uma medida de volume equivalente a 300 ml
  • O chopp ou a cerveja deve ser servido a uma temperatura comprrendida entre 2 e 4 ºC. Uma cerveja estupidamente gelada esta entre 0 a 2 ºC, fato este que so serve para amortecer as papilas gustativas, evitando que você saboreie a bebida de verdade . O ponto de congelamento da cerveja é 2.2 ºC e do chopp é 0 ºC, ou seja, não se deixe enganar com os termômetros das geladeiras ou das choppeiras dos bares, se a bebida estivesse realmente a -5 ºC já teria congelado
  • Tanto na cerveja quanto no chopp, não dispense o colarinho, dois dedos (3 cm) de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico, além de funcionar como isolante térmico. A espuma cremosa revela a persistência e o bom estado da bebida.

Um pouco de história para você mostrar toda sapiência no seu boteco preferido e os bebuns pagarem pau:

Os primeiros registros encontrados sobre o chopp datam de pelo menos 5.400 anos atrás, quando os sumérios produziam a bebida para oferecê-lo à deusa Nina(se pesquisar muito mais, chegará a iemanjá). Além disso, ele era utilizado pelas egípcias, que tinham a crença naquela época de que o chopp era uma verdadeira fonte da juventude, e também como pagamento a trabalhadores. Topo fazer o teste e aceito a forma de pagamento.

A bebida possuía um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chopp que conhecemos hoje. Já na Idade Média, ele ganhou aroma e sabor mais parecidos com os do séc XX, graças a monges católicos que produziam chopp nos mosteiros. 

Dessa forma, o chopp ficou bem mais claro e suave comparado à época que foi criado, além de alcançar uma maior duração. 
Alguns séculos depois, os cervejeiros de Pilsen (cidade localizada na República Tcheca) foram responsáveis por um dos maiores avanços do chopp ao descobrir a baixa fermentação, em 1839. 

Já em 1876, Louis Pasteur, que não tinha nada de "pasteur" (perco o post, mas jamais a piada - mesmo piada requentada) publicou estudos ligados à fermentação de microorganismos, que resultaram na criação da pasteurização. 

Nacionalmente falando, os brasileiros tiveram acesso ao chopp no ano de 1808. Ele veio da Europa para o Brasil através da família real portuguesa, que estava de mudança para o antigo Brasil-Colônia. Já a fabricação do primeiro chopp que se tem notícia no país aconteceu pela primeira vez apenas em outubro de 1836, quando um anúncio no Jornal do Commercio mostrava a "Cerveja Brazileira". 

3 comentários:

  1. Eu gosto mesmo é de um bom chopinho, geladinho e com colarinho!
    Obrigada, meu amigo, pela mensagem carinhosa no meu blog. Quanto ao homem mais bonito que minha vozinha já viu, fique feliz: a Alê tb acha isso! bjs!

    ResponderExcluir
  2. Hi you are doing a great job. i was looking for this information. i found it on your page its really amazing. I like that information. I am sure that these are your own views. They are really awesome. You are really fantastic. Thanks Why didn’t I think about this? I hear exactly what you’re saying and I’m so happy that I came across your blog. You really know what you’re talking about, and you made me feel like I should learn more about this. Thanks for this; I’m officially a huge fan of your blog.

    ResponderExcluir