quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

COMBINAÇÃO DE CERVEJA COM COMIDINHAS NATALINAS


Como não vislumbrei nada de novo no mercado de cervejas "natalinas" e eu já havia escrito sobre a cerveja do papai noel e outras brejas festeiras, resolvi  dar uma pincelada em um assunto que me atrai muito: COMIDA!
Cozinheiro do tipo "meia cuié" que sou confesso que esse mundo de cervejas especiais e comida é literalmente um prato cheio para gente como eu.

O termo harmonizar/harmonização de cervejas com pratos é uma cultura forte no meio dos que gostam de um bom vinho, e hoje esta em franca ascensão no meio dos cervejeiros matreiros. Mas como sou uma mistura de ogro com príncipe, torço o nariz para essas nomenclaturas, costumo usar o termo "combinar". Porque combina mais comigo sacou? Tipo eu sou daqueles que vai ao banheiro enquanto o harmonizadô vai ao "toalete" e outros exemplos mais. Pode ser mais chique, esse termos modernozos mas eu prefiro assim e como o blog é meu vamos do meu jeito! ;-) LOL! Sem apelar
Mas vamos ao que interessa: o rango de natal.
Esse post me fez ter muita saudade da minha avó (D. Lica) que adorava essa época. Ela simploriamente calculava 2,75Kg de comida para cada um e dividia em porções generosas os milagres culinários. Milagre sim! Como transformar um animal como um porco em uma delicia? Vovó Lica tinha esse poder.
Mas vamos que vamos, abaixo eu listei alguns pratos tradicionais com outros que eu tinham sempre na casa da vovó. É importante ressaltar que essa lista não é uma verdade irrefutável, você pode experimentar, ou simplesmente ler e não concordar, afinal gosto é igual braço, uns tem outros não tem!
A tentativa aqui na verdade é de sugerir o tipo de bebida que não anulasse os sabores dos pratos, antes pelo contrario, acentuasse os sabores das duas coisas. Coloquei o tipo de cerveja para combinar e o caboclo escolher a sua marca ou rotulo preferido "magavilha"??


Carne Suína Assada (pernil)
Munich Dunkel 
Belgian Dubbel 
Doppelbock 
Altbier 
Oktoberfest Märzen 
Bière de Garde

Frango Assado (chester)
Bière de Garde 
Munich Dunkel 
Traditional Bock 
Standard Bitter 
American Pale Ale 
American Amber Ale 
American Brown Ale 
Oktoberfest Märzen 
Belgian Dubbel 
Belgian Pale Ale 
Irish Red Ale

Peru Assado
Bière de Garde
Belgian Dubbel
Munich Dunkel
Oktoberfest Märzen
Amber Lager



Cordeiro Assado
Belgian Dubbel
Strong Scotch Ale
Belgian Dark Strong Ale
Old Ale
Bière de Garde




Salada (porque ninguém e de ferro)
German Weizen
Witbier
American Wheat Beer
Kölsch


Queria colocar outros pratos, mas escrever este post ta me dando muita fome e saudades da vovó. Existem cervejas que são sensacionais com sobremesas e como não sou muito chegado em doces, não posso opinar por isso vou colocar apenas dois exemplos:

Chocolates 
Sweet Stout
Russian Imperial Stout 
Porter 
Fruit Beer (Framboise ou Kriek)

Tiramisu 
Belgian Dark Strong Ale 
Fruit Beer 
Sweet Stout Porter


De um modo geral, siga as seguintes regras, afinal gosto é igual relógio cada um tem o seu:


  • Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas
  • Pense em Ales como Vinho Tinto e Lagers como Vinho Branco. Como as Ales são fermentadas em temperaturas mais altas, normalmente são de aromas e sabores mais complexos. Lagers, por serem fermentadas em temperaturas mais baixas, são normalmente mais leves, com aromas e sabores mais suaves. Outro comparativo válido é pensar em cervejas de alto amargor como se fossem vinhos bem ácidos ou com bastante tanino.
  • Quanto mais escura a cerveja, mais escura deve ser a comida da harmonização. Cervejas escuras recebem essa cor dos maltes escuros, que normalmente têm um sabor mais tostado e algumas vezes mais adocicado, que combina bem com os mesmos sabores das comidas bem assadas ou grelhadas.
  • Quanto mais picante for a comida, mais lupulada e amarga deve ser a cerveja. O lúpulo consegue cortar bem o efeito das pimentas, permitindo que você consiga sentir melhor os sabores tanto do prato quanto da cerveja.
  • Deixe que a região seja seu guia. Cervejas e comidas originárias da mesma região quase sempre funcionam bem juntas.
  • É importante ter atenção especial à sequência em que são servidas as cervejas. Se você planeja servir cervejas de diferentes estilos, prefira começar com as mais leves, tanto em sabores quanto em álcool, evoluindo para cervejas mais complexas e encorpadas no final. O mesmo vale para cervejas secas e doces. Comece pelas secas. O objetivo é que os sabores mais intensos não atrapalhem ou sobreponham os sabores mais leves. Também evita que as pessoas sintam-se pesadas ou sonolentas logo no início da harmonização.

Capiche??

No mais eu desejo um feliz natal para todos aqueles que assustadoramente, leem o que eu escrevo!!

Fonte: brejas, minha mente doentia e o ócio.
Fotos: tudo reprodução, não tirei nenhuma e nem fui convidado para comer